terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dicas para ser eficiente nos estudos

Vamos falar sobre estudos. Não é surpresa que muitos de nós queremos estudar de maneira mais inteligente ao invés de "por muito tempo" . Mas quais dicas de estudo realmente funcionam baseado em ciência e podem te ajudar a melhorar a conseguir as tão desejadas notas? Pesquisas mostram que sessões de estudo são mais efetivas quando são pequenas e curtas ao invés de condensar tudo em uma sessão de horas de estudo.


É bem mais efetivo dividir em sessões de minutos espalhadas em algumas semanas, isso acontece porque seu cérebro fixa melhor a informação com sessões curtas e repetitivas ao invés de uma sessão longa; É também por isso que aprender diferentes habilidades, seja cantar, jogar tênis de mesa ou aprender a tocar algum instrumento segue basicamente esse mesmo formato:



Dica #01: Divida seu estudo em pequenas sessões espalhadas durante semanas,  enquanto estudar a noite toda pode ser quase um ritual na verdade isso se relaciona muito mais às notas mais baixas: Após sessões noturnas de estudo prolongadas foi comprovado que o raciocínio e a memória podem ser afetadas negativamente por até dias inteiros. Ao contrário, determinando horários específicos em um dia ou ao longo da semana apenas para estudar prepara seu cérebro à criar uma rotina, e rotina é a base da eficiência qualquer que seja o assunto; A longo prazo o estudo se torna mais fácil já que seu cérebro está treinado a aprender nesses momentos.

Dica #02: Determine horários de estudo, enquanto muitos de nós passamos incontáveis horas relendo passivamente anotações e grifando o livro, estudos mostraram que isso não é tão efetivo, isso não melhora significantemente seu entendimento sobre os temas nem melhora a conexão entre conceitos chave, pode em muitos casos até ser prejudicial afinal pode desviar sua atenção para informações menos importantes; Cartões de memória por outro lado têm se mostrado como excelentes ferramentas de reforços para memória, seja durante seu cronograma de estudo ou fora dele como no caminho de ônibus de volta para casa. Para quem ainda não sabe eles funcionam da seguinte maneira: você escreve uma pergunta em um dos lados do cartão e a resposta no verso, quando diversos cartões estiverem disponíveis basta usá los em momentos oportunos e testar seu conhecimento.

Dica #03: Tenha um objetivo específico para cada sessão de estudo da mesma forma que um arqueiro nunca acertará alguma coisa se ele não tiver um alvo, não há força de vontade que ajude quando não temos um objetivo a cumprir. Ao invés de estudar sem objetivo, escolha um tema para se focar: seja equilibrar reações químicas ou aprender a tocar determinada música, e agora, como já disse Einstein: "Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa".



Para finalizar, pesquisas em que pessoas tiveram que aprender uma parte de um texto e que para metade delas foi dito que elas seriam avaliadas sobre o material, enquanto que para a outra metade foi dito que elas teriam que ensinar a outros estudantes, os participantes que tiveram que ensinar compreenderam melhor os pontos importantes, Portanto, quando você se prepara para ensinar um conteúdo a alguém seu cérebro organiza a informação de uma forma mais lógica e coerente

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira no vídeo abaixo mais técnicas de estudos de alta eficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário